A Maison MonS

Square

Com mais de 50 anos de experiência em todos os domínios da comercialização de queijos, desde produção, cura e logística de distribuição, a Maison Mons está presente na França e em mais 42 países.

São 12 boutiques, sendo que uma em Neufchatel, na Suíça e uma em Londres, na Inglaterra. E mais dez vitrines de queijo especiais nos Casinos de toda a França: um modelo criado para levar queijos artesanais para  supermercados em 2011. Os queijos Mons estão presentes na rede Whole Food dos Estados Unidos.


A Maison MonS Fromager-Affineur começou em 1964, quando Hubert Mons e sua esposa Rolande começaram a vender queijo nos mercados em torno de Roanne. Os negócios melhoraram e eles abriram uma loja permanente em Roanne.

Nos anos 80, os dois filhos de Hubert, Hervé e Laurent, assumiram o negócio da família, Hervé se dedicando ao comércio e maturação e Laurent à venda no varejo e formação. Atualmente a empresa possui três centros de cura: as salas modernas enterradas no centro de produção em St Haon le Chatel; o Tunnel de la Collonge, um túnel ferroviário convertido em sala de cura na cidade vizinha de Ambièrle, e outra sala de cura em Perpezat, dedicada à maturação do queijo St Nectaire (AOP). Em 2017, um pequeno laticínio foi instalado na sede em St Haon.

Hervé Mons foi consagrado Melhor Artesão da França Categoria Queijo na primeira edição do concurso em 2000.