Débora Pereira

Square

Débora de Carvalho Pereira, natural do Brasil, divide seu tempo entre a França, onde é jornalista da revista Profession Fromager, e o Brasil, onde é diretora da SerTãoBras, principal associação ativista pela valorização do queijo de leite cru no Brasil.

Débora escreve um blog semanal, Só Queijo, para o jornal O Estado de São Paulo. Ela é co-autora do livro Guia de Cura de Queijos publicado em português e francês (Guide d’Affinage) em 2017 e em inglês (Cheese Ripening Guide) em 2018.

Débora completou um pós-doutorado no Medialab da Sciences Po Paris. Sua pesquisa foi um estudo de conexões de internet e influência sobre queijos e produtos lácteos: Produtos laitiers: les réseaux d’influence sur le Web (REPASTOL). Ela é professora na Universidade de Lille 3 na França.

Débora é jurada de concursos internacionais como World Cheese Awards (última edição em Bergen, na Noruega), do Mondial des Fromages de Tours e do Fromaniac na França.

Desde 2017 Débora é professora de maturação de queijos no Centro de Formação MonS em St-Haon-le-Châtel, França, e representa a Maison Mons no Brasil.